sábado, 2 de novembro de 2013

Liceu Almirante Lopes Alves (LALA), Panorâmica, 2013 [VÍDEO]

Panorâmica do Liceu Almirante Lopes Alves, hoje designado Escola do 3.º nível Comandante Saydi Mingas. Lobito, 15 de Outubro de 2013.



Projectado por Francisco Castro Rodrigues (1920) e localizado entre a linha do caminho‐de‐ferro e uma zona de expansão residencial do Lobito, o Liceu, inaugurado em 23 de setembro de 1966, iniciou o seu funcionamento nesse mesmo ano.
As instalações existentes são a parte construída de um programa liceal mais vasto, composto por blocos autónomos, unidos por galerias cobertas, e espaços exteriores de função desportiva e paisagística. As temperaturas elevadas que caracterizam o clima local foram determinantes na implantação dos edifícios no sentido noroeste‐sudeste, recebendo nas fachadas maiores os ventos dominantes de sudoeste, na disposição longitudinal das salas de aula e no desenho dos seus lados maiores, com grelhas de betão e lâminas de vidro de abertura regulável.

Um Liceu ao Ar Livre, segundo o seu autor. Nele funciona atualmente a Escola do 3.º Nível Comandante Saydi Mingas. Os corpos alongados, de proporção horizontal, com três pisos, exibem a sua ossatura estrutural, em betão aparente, de forma exemplar; as séries moduladas das salas de aula, que formam parte significativa da fachada, abertas, estão separadas/protegidas do exterior pela ampla grelhagem em blocos, aspecto que atribui uma grande leveza visual ao conjunto, para além do mais, muito resistente à degradação do tempo e à falta de manutenção.
fonte do texto

0 comentários:

Enviar um comentário